Realizou-se no dia 12 de setembro no Auditório Municipal de Ribeira de Pena a peça de teatro "Serão dos encamisados".
A Filandorra – Teatro do Nordeste a convite da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, vai participar no 3º Seminário Camilo e Ribeira de Pena, garantindo a animação cultural da noite de Sábado, 12 de Setembro, com a apresentação de uma performance cénica designada “Serão dos encamisados, estúrdias, rondas e rópias na Romaria de S. Bartolomeu” baseada na peça teatral pouco conhecida de Camilo Castelo Branco, Lubis-homem.
Trata-se de uma Comédia em que Camilo Castelo Branco se retracta a si mesmo no papel de protagonista (um estudante disfarçado de lubis-homem) rodeado de todo o cenário que circunscreveu a sua vida em Ribeira de Pena no tempo em que se casou com Joaquina Pereira: um estudante travesso e conquistador, um galanteador que se enamora de Joaquina (retractada na personagem Mariana) sem prever as consequências. Para além do valor biográfico de que se reveste a obra, Lubis-homem é também a narração de uma série de quadros de vida campestre na região: serões, encamisados, estúrdias, arraiais, crenças e preconceitos populares, que a Filandorra vai reproduzir em palco a partir da Cena III – Acto Terceiro: o Pai de Mariana leva-a à Festa de S. Bartolomeu para “rezar-lhe os inzorcismos” e fazer o “esprito estrebuchar” quando apenas duas pessoas sabem que os efeitos do diabo são os sintomas da gravidez, o estudante (que ri) e Mariana (que chora). Nesta performance a Filandorra recria ainda a chegada dos encamisados (mascarados) à eira onde as raparigas da aldeia fazem a espadada (acto de estomentar o linho), e conta com a participação de associações culturais locais numa experiência cénica que pretende alargar nas próximas edições do Seminário a toda a comunidade em contexto real.
O “Serão dos encamisados…” terá lugar no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, pelas 21h30, e é precedido da apresentação do projecto Teatro e Comunidade “Lubis-homem – Prolegómeno de um futuro Parque Literário em volta do jovem Camilo” pelo Director Artístico da Filandorra, David Carvalho, às 16h30 no Auditório.
O convite da Câmara Municipal de Ribeira de Pena à Filandorra surge no âmbito do Protocolo de Cooperação que a edilidade local celebrou no início do ano com esta estrutura teatral nos domínios da formação, produção e animação teatral, e que prevê a produção integral da obra Lubis-homem com estreia nacional naquele Concelho em 2016, ano em que a Companhia assinala os 30 anos de existência.