MÚSICAS DE ABRIL - MUSEU ESCOLA RIBEIRA DE PENA
Durante a ditadura do Estado Novo, a música teve um papel fundamental na mudança do nosso país.
A música de intervenção era um tipo de música que tinha como intuito enfatizar os problemas de forro político, social ou até mesmo económico. Essas melodias, a que todos tinham acesso, inclusive a grande percentagem de pessoas analfabetas que constituíam o país na época, traziam consigo mensagens poderosas escondidas contra a opressão, desta forma a música destacou-se como uma ferramenta vital na resistência e consciencialização do povo.
Para honrar o papel crucial que a música desempenhou na queda do regime fascista, o Município de Ribeira de Pena está a organizar uma tertúlia, que irá decorrer no dia 17 de maio, às 21h30 na casa da Cultura Museu da Escola, convidando todos aqueles que desejam compartilhar recordações, histórias e curiosidades sobre alguns discos da época.
Sendo a música um elo de ligação entre gerações, o evento é destinado a todas as idades, com entrada gratuita e limitada a lotação.
Para a realização desta tertúlia, teremos à disposição dois leitores de vinil, também conhecidos como gira-discos.
Como tal, convidamos todos os participantes a trazerem os seus discos que possam estar relacionados com o tema, todos os discos serão bem-vindos.
Por isso, junte-se a nós nesta tertúlia única, onde o passado e o presente se unem através do som da música.
Juntos vamos relembrar e celebrar a música que moldou a nossa história e continua a inspirar-nos até hoje, não se esqueça traga consigo as suas histórias e recordações, mas acima de tudo, os seus discos.