A professora Maria Helena Ferreira Rodrigues foi distinguida, no dia 13 de outubro, com a Cruz de São Jorge – 1ª Classe (ouro), durante o XXIX Encontro Regional de Escuteiros de Vila Real que decorreu em Cerva.
Após receber a Cruz de São Jorge diretamente do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria de Oliveira, a prof. Maria Helena Rodrigues foi rodeada e saudada efusivamente pelos elementos do Agrupamento de Escuteiros 540 de Cerva. Esta atitude ilustra bem o excerto do texto justificativo da atribuição “dirigente que começou como irmã mais velha e amiga, depressa se tornou presença indispensável de mãe e avó para as gerações de escuteiros que foram passando pelo 540 de Cerva”.
A Cruz de S. Jorge destina-se a premiar associados dirigentes do Corpo Nacional de Escutas que mereçam especial reconhecimento. A dirigente cervense foi homenageada pela sua permanente dedicação aos escuteiros e pela sua participação ativa nas atividades distritais e no exercício de cargos na Junta Regional.
A distinção atribuída pela Junta Central, após proposta da Junta Regional, vem reconhecer o papel determinante da prof. Maria Helena Rodrigues no desenvolvimento do escutismo em Cerva, desde 1986, e o impacto positivo que a experiência escutista teve em centenas de crianças e jovens Cervenses e Limonenses.