O Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), reuniu, no dia 22 de novembro, no Auditório Municipal de Ribeira de Pena.
Na reunião foi efetuada a avaliação do Relatório da Comissão Independente para a Descentralização. O Presidente do Conselho Regional do Norte, Miguel Alves, referiu que “Apontamos favoravelmente este caminho de regionalização do país, uma regionalização apostada em dar melhores condições de vida às pessoas e melhores condições de vida e de decisão aos territórios”.
Foi, ainda, apresentada a dinâmica da aplicação do Acordo de Parceria do Portugal 2020 e do exercício de planeamento do próximo quadro de apoio no ciclo 2021-2027. O Conselho Regional do Norte aprovou um “documento estratégico” para apresentar ao Governo com os investimentos prioritários para o território no âmbito do quadro de apoio 2021-2027, como a ferrovia, formação, inovação ou digitalização.
O Conselho Regional do Norte integra na sua composição os 86 presidentes dos Municípios da Região do Norte e cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região. Está encarregue de acompanhar as atividades da CCDR-N e a execução dos programas operacionais de financiamento comunitário, pronunciar-se sobre os projetos de relevância e dar parecer sobre os planos e programas de desenvolvimento regional.