A constituição de um agrupamento de baldios pode representar uma significativa melhoria da gestão e da rentabilidade das áreas baldias do concelho de Ribeira de Pena.
A capacidade de aplicar uma economia de escala à enorme mancha de pinheiro-bravo do concelho, através de uma produção sustentável que lhe acrescenta valor, abre as portas para novos mercados que valorizam a certificação florestal.
Neste sentido, numa visita mediada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal, nomeadamente pelo seu presidente, Luís Braga da Cruz, o Vice-Presidente da Câmara Municipal Ribeira de Pena, Luís Ferreira, e o eng.º Artur Mota da Associação Florestal de Ribeira de Pena visitaram, no dia 30 de janeiro, as instalações da empresa Sonae Arauco, em Mangualde.
A Sonae Arauco é uma das principais empresas mundiais de painéis derivados de madeira, comprometida para com a proteção do meio ambiente, daí que priorize a matéria-prima devidamente certificada.
Dado o afastamento do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em relação ao território e a falta de recursos técnicos das Juntas de Freguesia, a constituição de um agrupamento de baldios no concelho de Ribeira de Pena assume-se como uma prioridade para que seja possível efetuar uma gestão dos baldios adequada, com benefícios para a economia local e para as comunidades.