O Município de Ribeira de Pena passou a disponibilizar, a partir de 11 de março, no seu site, a plataforma de serviços online, permitindo aos munícipes usufruir do atendimento autárquico, sem necessidade de se deslocarem às instalações da Câmara Municipal.
O atendimento autárquico online permite que, após registo e autenticação na plataforma, os munícipes possam consultar as faturas emitidas pelo Município (de ensino, de água, de habitação, entre outras). Este serviço permite ainda consultar os processos em análise (por exemplo, de urbanismo), e submeter requerimentos de ação social, água, balcão único, cemitério, defesa da floresta, festas e ocupação de via pública. É ainda possível enviar, por via eletrónica, a leitura do contador da água.
Esta medida visa simplificar os procedimentos dos serviços municipais, melhorar o acesso das populações aos serviços e suprimir o distanciamento geográfico. A sua implementação vai ainda facilitar a organização dos munícipes que não têm disponibilidade para se deslocar aos serviços municipais em horário normal de expediente.
A operacionalização deste serviço online inseriu-se num projeto mais abrangente que visou melhorar o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação, bem como a sua utilização e qualidade. Este projeto de modernização administrativa representou um investimento de 213.952,51€, suportado pelo orçamento municipal em 32.092,88€. A restante verba foi assegurada por fundos da União Europeia (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, do Portugal 2020.
Aceda à plataforma de serviços online em http://servicosonline.cm-rpena.pt.