A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, autorizou a ativação do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Vila Real, na sequência da decisão da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real (CDPC) devido à pandemia da COVID19.
A ativação do plano visa garantir uma melhor coordenação e melhorar a capacidade de resposta, nomeadamente, ao nível da falta de equipamento de proteção individual dos bombeiros, dos operacionais de saúde e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Nesta reunião, os presidentes de câmara do distrito de Vila Real efetuaram um ponto de situação da realidade vivida, atualmente, nos diferentes concelhos.
O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, manifestou, junto da Comissão Distrital de Proteção Civil, a sua preocupação com os trabalhadores do Sistema Eletroprodutor do Tâmega que, semanalmente, se deslocam para o território, dada a possibilidade de importação de casos de COVID19 e o potencial de contágio em obra, alertando para o impacto que esta situação pode representar ao nível da saúde pública.