A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Vila Real reuniu, por videoconferência, no dia 27 de março, com vista a preparar uma resposta concertada entre as várias entidades capaz de enfrentar a situação pandémica provocada pelo vírus COVID19.
O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, manifestou, uma vez mais, a sua preocupação com a presença no concelho de trabalhadores transfronteiriços oriundos de zonas severamente afetadas por COVID19, alertando para a importância da suspensão imediata dos trabalhos, a fim de evitar o surgimento de um foco de contágio que venha afetar todo o território.
O Presidente da Câmara, João Noronha, informou os demais membros da CDPC que, no dia 25 de março, foi enviado ao Governo um pedido de declaração da situação de calamidade no concelho e a suspensão das obras nas barragens do Tâmega, estando ainda a aguardar resposta a este alerta.
Além da importância da implementação de medidas de isolamento profilático para quem se desloca para a região, nesta reunião, foi ainda referida a necessidade de reforçar a quantidade de equipamentos de proteção individua disponíveis, nomeadamente para os profissionais de saúde, de socorro, de segurança e que prestam cuidados em lares de idosos.
Foram ainda abordadas as medidas de contingência que devem ser tomadas para minimizar o impacto desta pandemia nos lares de idosos do distrito, entre as quais, a constituição e preparação de linhas de profissionais de reserva.