O Alto Tâmega conta já com um centro para a despistagem do Covid-19. A criação do centro de diagnóstico resulta de uma parceria entre os municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (Ribeira de Pena, Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) e uma empresa de laboratórios privada.
Cada Município irá suportar os encargos recorrentes do respetivo teste que serão realizados no centro de diagnóstico ao Covid-19 criado para o efeito, no Centro Cívico de Chaves, que se destina à recolha de testes feitos ao nível de cuidados primários do Alto Tâmega. Este centro de triagem, está aberto de segunda a sexta-feira e terá na fase inicial capacidade para 50 testes diários.
Esta solução permitirá também que eventuais contagiados possam de uma forma mais precoce ser detetados e tratados adequadamente pelos serviços de saúde.
Esta iniciativa é mais uma das várias medidas deliberadas entre os municípios do Alto Tâmega e a autoridade de saúde com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta e evitar a propagação desta pandemia.