A candidatura para a obra de requalificação do Parque de Lazer de Canedo, na freguesia de Canedo, foi aprovada.
A empreitada prevê a criação de uma zona de passadiços, a construção de um edifício de apoio onde funcionará um bar e uma instalação sanitária, pavimentações, plantações de espécies autóctones e a construção de uma zona de estacionamento.
Trata-se de um investimento total de 283.811,61€, comparticipado em 175.032,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, sendo os restantes encargos suportados pelo Município de Ribeira de Pena.
Este projeto enquadra-se na estratégia municipal de promoção do rio Beça como recurso endógeno diferenciador e atrativo, com vista a enaltecer os recursos existentes e, ao mesmo tempo, servir os residentes e promover o turismo nesta zona do concelho.
A candidatura está inserida nos Programas de Ação das Estratégicas de Eficiência Coletiva PROVERE (EEL PROVERE) – Projetos Âncora e tem como objetivos o incentivo à valorização dos recursos naturais do concelho, a promoção da sustentabilidade energética e ambiental e a promoção da atividade turística regional.
Esta era uma obra há muito aguardada pelos habitantes da freguesia de Canedo que apenas foi conseguida através de um grande esforço do atual executivo municipal liderado pelo presidente João Noronha. Para além de melhorar as condições de acesso a este local, a obra vai também contribuir para que a população possa usufruir deste espaço que se transformará no ex-libris da freguesia.