A Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM) de Ribeira de Pena para o ano 2021.
O Plano Operacional Municipal reúne um conjunto de estratégicas de coordenação de meios humanos, técnicos e materiais fundamentais para a prevenção e combate aos incêndios rurais. Este plano pretende, assim, traçar e estruturar formas de atuação mais eficazes quer na prevenção, quer no combate aos incêndios rurais, de forma a organizar atempadamente os meios, recursos e métodos de comunicação que permitam uma intervenção mais rápida e eficaz de todos os meios envolvidos neste tipo de ocorrências.
Este ano, o POM prevê um reforço de meios, sendo que estão previstos um total 160 elementos, apoiados por 26 viaturas e um helicóptero, salientando-se que este ano já está em pleno funcionamento, a segunda brigada de sapadores florestais da CIM, constituída por 15 homens e 3 viaturas.
Na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta também foram ainda apresentados os resultados da monitorização das metas e ações do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Ribeira de Pena durante o ano 2020, tendo-se constatado que a ação conjunta do Município com as restantes entidades responsáveis permitiu a manutenção de aproximadamente 289,75 hectares da rede de faixa de gestão de combustível. Ao mesmo tempo, em 2020, o Município de Ribeira de Pena efetuou a manutenção de 34km de rede viária florestal.
O executivo municipal liderado pelo Presidente João Noronha tem investido no reforço dos meios destinados à prevenção e proteção da floresta face ao risco de incêndios rurais, visando garantir a proteção das pessoas e dos seus bens, assim como da própria floresta que é um ativo estratégico para o desenvolvimento do concelho.