O Município de Ribeira de Pena realizou duas largadas de parasitoide com vista a combater a ação da vespa das galhas do castanheiro.
As largadas foram efetuadas em locais com castanheiros afetados nas freguesias de Santa Marinha e de Cerva e Limões, atendendo às realizadas em anos anteriores, de forma a aumentar a cobertura do território.
A vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) é uma praga que causa avultados prejuízos à produção de castanha, caracterizando-se pelo aparecimento de protuberâncias ao longo dos ramos, vulgarmente designadas por galhas, que atrasam o desenvolvimento da árvore e, deste modo, diminuem a qualidade da castanha, levando ao declínio e morte dos castanheiros.
O único meio reconhecido atualmente como tendo alguma eficácia no controlo desta praga é a luta biológica, através da largada do parasitoide. Torymus sinensis é um inseto que depende exclusivamente da vespa das galhas do castanheiro e, por conseguinte, contribui para controlar esta espécie.
Reconhecendo que esta praga prejudica a produção da castanha e afeta diretamente os produtores, o
Município de Ribeira de Pena tem apoiado o combate à vespa das galhas do castanheiro, de forma controlada e consistente, para ajudar os produtores a protegerem os seus castanheiros.
Esta ação resulta do protocolo BioVespa, estabelecido entre o Município, a Direção Regional e Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e a Associação Portuguesa da Castanha (REFCAST).