O atual executivo municipal, liderado por João Noronha, avança com a obra de “Retificação do Traçado e da Ponte Nova sobre o Rio Louredo, Casas Novas”.
A travessia no atual pontão, com data de 1887, nunca ofereceu condições de segurança, tornando-se perigosa, ou até mesmo impossível, nos dias de mais chuva. Esta situação, sempre obrigou as populações de Agunchos e de Formoselos a fazer um desvio considerável pela estrada de acesso a Asnela, causando, também, muitos constrangimentos ao transporte escolar.
A concretização deste projeto, há mais de 40 anos anunciado, vem colmatar uma grave falha de segurança neste troço de acesso a Cerva, dando, assim, uma resposta à antiga e legítima reivindicação das populações de Agunchos e Formoselos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, “como não podia deixar de ser, a consignação da obra da nova ponte sobre o rio Louredo, nas Casas Novas, é um momento de grande regozijo, não só para a Freguesia de Cerva e de Limões, mas para todo o concelho de Ribeira de Pena. Nunca é demais dizer que se trata da construção de uma infraestrutura que, finalmente, vai trazer a segurança exigida para quem transita nesta via e vai aproximar as populações da freguesia de Cerva e Limões.
Outro motivo de grande satisfação é o facto da nova ponte ser executada por uma empresa do nosso concelho, permitindo assim que a mão de obra local continue a ser fixada na nossa terra, além de contribuir para a dinamização da economia local, uma vez que o número de trabalhadores e suas famílias a viver e a consumir em Ribeira de Pena é muito grande”.
O Presidente da Câmara Municipal salientou ainda que, “não obstante todos estes motivos que são de vital relevância para a vida do nosso concelho e de esta obra já ser desejada há várias décadas pelas populações de Agunchos e Formoselos, os deputados da Assembleia Municipal do PSD, inclusive aqueles que representam a freguesia de Cerva e Limões, votaram contra a realização desta obra.”
Por sua vez, o Presidente da Junta de Cerva e Limões, Fernando Lourenço, referiu que “quando eu e a minha equipa nos candidatamos para liderar os destinos da nossa freguesia, fomos muito claros na eleição de alguns dos principais objetivos que nos guiariam nesta viagem. Um deles, muito importante, foi a construção da nova ponte sobre o rio Louredo. Por se tratar de uma obra que aproxima as populações de Agunchos e Formoselos ao centro da freguesia, por se tratar de uma obra que vem repor os níveis de segurança dignos de um país da Europa e por se tratar de uma obra que agora vai permitir começar a desejada transformação de toda aquela zona de grande potencial turístico como é a da Canda. A construção da nova ponte foi um baluarte no nosso caminho e foi um objetivo que nunca deixamos de sonhar. Hoje, com a entrega da obra para início imediato, não podia sentir-me mais realizado como Presidente da minha freguesia. Cerva e Limões merece tudo o que de bom possamos fazer por ela e é com enorme satisfação que eu e a minha equipa vemos chegar esta hora”. Fernando Lourenço deixou um agradecimento ao nosso Presidente de Câmara, Dr. João Noronha, por sempre acompanhar e responder aos anseios de Cerva e Limões e à nossa população por estar ao nosso lado nesta importante demanda para a nossa freguesia. Um bem-haja a todos!”, referiu.
A construção da nova ponte foi uma das preocupações dos atuais autarcas que se empenharam em torná-la realidade. Esta obra, no valor de 1.108.496,00€, é um investimento alavancado, na sua totalidade, pelo Município de Ribeira de Pena.
Com esta intervenção, que vai garantir a circulação em segurança ao longo de todo o ano, o atual executivo honra, uma vez mais, os compromissos do programa sufragado nas últimas eleições autárquicas.