Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Município de Ribeira de Pena preparou um conjunto de iniciativas destinadas a promover o envelhecimento ativo e o bem-estar e incentivar a convivência e a aproximação entre os munícipes seniores do concelho.
Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, a população teve oportunidade de realizar rastreios com foco na diabetes, na hipertensão arterial e na obesidade e participar em sessões de Yoga do Riso. As ações decorreram em todas as freguesias do Concelho.
Para João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, “este tipo de iniciativas são exemplo do empenho da autarquia para criar condições que contribuam para um envelhecimento saudável e ativo da população” e adiantou que “o apoio à população sénior do concelho é uma das principais preocupações deste executivo municipal”.
“Este evento pretende sensibilizar a população sénior para a importância de um envelhecimento ativo associado a uma cidadania participativa”, afirma Isabel Lourenço, vereadora.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.