O Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, recebeu a cerimónia de alteração da denominação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, que passa agora a integrar no seu nome o” Barroso”.
A abrir o evento, presidido por Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, esteve João Noronha, Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), que referiu que a escolha do local para a realização da cerimónia “não foi por acaso”, uma vez que “este espaço congrega a promoção turística de toda a região do Alto Tâmega e Barroso, um marco identitário da nossa estratégia de colaboração entre municípios e da promoção e valorização em conjunto das potencialidades dos recursos endógenos do nosso território”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena acrescentou que “juntos fazemos mais e melhor” pela região, estando esta CIM “norteada pelo espírito de coesão, união e solidariedade entre os seus membros, circunstância que se tem revelado muito importante na sua capacidade de afirmação e de intervenção institucional junto de diversos centros de poder e de decisão na defesa dos interesses do território”.
João Noronha concluiu a sua intervenção dizendo que esta alteração da denominação da CIMAT “representa o aprofundamento do processo de integração e de valorização da história e da entidade comum da região, assente no caráter das suas gentes, na polaridade da paisagem, na abundância e riqueza patrimoniais, na aptidão para gerar produtos de excelência, e uma marca identitária, única e forte no contexto nacional e internacional”.
Marcou também presença neste evento António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N) e de várias outras entidades da região Norte.
Na cerimónia foi apresentado o novo vídeo do território, partilhado por todos os meios digitais dos Municípios em simultâneo nesse mesmo dia pelas 20h, e que pode ser visualizado no seguinte endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=lCqRbr1LAOw&ab_channel=CIMAltoT%C3%A2megaeBarroso
A ocasião serviu ainda para condecorar a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves com o segundo título de “Embaixador do Alto Tâmega e Barroso”.
No final da cerimónia houve ainda uma degustação de produtos da região, ao som de DJ Wild, mostrando assim aos convidados o que de melhor há no território.