Mais de sessenta caçadores participaram na montaria ao javali organizada pelo Município de Ribeira de Pena, no dia 5 de novembro.
Para além dos caçadores do concelho juntaram-se à montaria caçadores provenientes de vários pontos do país.
Pela manhã os caçadores concentraram-se no Alpendre de Santa Marinha para o mata-bicho, seguido de sorteio de portas. Antes de serem encaminhados para as respetivas portas, os caçadores foram alertados para a obrigatoriedade do cumprimento de todas as medidas de segurança.
Após saberem qual a porta onde ficariam, partiram para a Mancha do Ouro.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Luís Ferreira, destacou a importância da valorização dos recursos cinegéticos do concelho e salientou a grande adesão a esta iniciativa, sinal da forte união dos caçadores da região.
João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, agradeceu a colaboração e o empenho dos membros da Associação da Associação de Santa Marinha e dos funcionários do município, que foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
A montaria contou com a participação de quatro matilhas e terminou com três javalis abatidos.
Para além do convívio entre caçadores, esta atividade, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega, da Junta de Freguesia de Santa Marinha e da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marinha, teve como objetivo o controlo do número de animais que provocam avultados danos na agricultura e na flora locais.