A Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu, pela última vez, no dia 14 de dezembro, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, para dar lugar à instalação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Ribeira de Pena (CMGIFR).
Dando cumprimento ao Decreto-Lei nº 82/2021, de 13 de outubro, a operacionalização do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais à escala municipal é realizada pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Compete à CMGIFR articular a atuação dos organismos e entidades com âmbito de intervenção no município e competências em matéria de gestão integrada de fogos rurais; aprovar o programa municipal de execução, após consulta da comissão regional de gestão integrada de fogos rurais territorialmente competente e promover, acompanhar e monitorizar o desenvolvimento das ações inscritas no programa municipal de execução.
Além disso, são atribuições da CMGIFR: contribuir para a elaboração do relatório de monitorização e avaliação da execução do programa regional de ação pela comissão regional de gestão integrada de fogos rurais; promover o cumprimento dos programas de comunicação, de acordo com a estratégia nacional de comunicação pública e emitir parecer relativamente a obras de construção e de ampliação, nos casos previstos no Decreto-Lei nº 82/2021, de 13 de outubro, na sua atual redação.
Na reunião foi ainda debatida a estratégia de fogo controlado nos Baldios de Alvadia, de forma a servir os melhores interesses da população que reside nesse território.
Nesta sessão estiveram representados o Município de Ribeira de Pena, Corpo de Bombeiros de Ribeira de Pena, Corpo de Bombeiros de Cerva, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Guarda Nacional Republicana através da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (PIPS- Ribeira de Pena) e do Núcleo de Proteção Ambiental, a Junta de Freguesia de Santa Marinha e o representante dos Baldios do concelho de Ribeira de Pena.