De 2 a 5 de fevereiro as Carranhosas animaram os visitantes que se deslocaram a Ribeira de Pena, no âmbito das comemorações do São Brás.
Ao longo de quatro dias, centenas de visitantes oriundos de vários pontos do país, tiveram oportunidade de se deliciar com pratos típicos da região, dançar ao som da música popular e vibrar com a alegria das carranhosas.
A abertura das festividades decorreu na sede da Junta de Freguesia de Salvador, em Ribeira de Pena, onde foi inaugurado o “Monumento das Carranhosas”, concretizado pelo escultor Óscar Rodrigues.
No dia 3 teve lugar a missa em honra de S. Brás com a tradicional bênção do pão e de seguida foi servido o típico caldo de farinha com orelheira.
O ponto alto do certame, o Grande Desfile das Carranhosas, realizou-se durante a tarde com a participação da Santa Casa da Misericórdia de Cerva, da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena, dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, dos participantes dos Centros de Convívio e do Centro Ocupacional e das associações do concelho.
Para João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, esta “edição da Festa de S. Brás e das Carranhosas foi um sucesso. Durante o fim de semana, as centenas de pessoas que passaram por Ribeira de Pena são a prova de que esta é, sem dúvida alguma, uma aposta ganha”.
João Noronha agradeceu também o trabalho de todos os envolvidos na organização do evento e referiu que “foram incansáveis, mostraram um esforço e empenho extraordinários”. Os expositores foram também uma grande montra do que de melhor temos em Ribeira de Pena e, por isso, cabe-nos também agradecer a todos por estrarem connosco nesta iniciativa.”
Daniel Fernando, Presidente da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega, ressalvou que a festa de S. Brás e das Carranhosas é uma iniciativa que merece valorizada porque provou ser capaz de atrair pessoas de fora do nosso concelho e rematou dizendo que “este sucesso não seria possível sem a colaboração e apoio do Município de Ribeira de Pena”.
Com uma notoriedade e afluência cada vez maiores, a Festa de S. Brás e das Carranhosas terminou com um balanço muito positivo.