Com o objetivo de dar a conhecer aos agricultores o Plano Estratégico da PAC (PEPAC) e todos os apoios disponíveis, o Municipio de Ribeira de Pena promoveu um colóquio sobre os apoios ao rendimento, em parceria com a CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal).
A Sessão decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cerva e Limões e contou com a presença da Técnica da CONFAGRI, Isabel Santana.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Luís Ferreira, salientou a importância destas ações para dar a conhecer os novos apoios no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum de forma a garantir uma melhor rentabilidade e aproveitamento das explorações agrícolas. O vice-presidente referiu ainda que o Município de Ribeira de Pena garante aos agricultores a Sanidade Animal de forma gratuita.
Para além de pagamentos diretos, nomeadamente o apoio ao rendimento base, pagamento aos pequenos agricultores, o apoio redistributivo base, agricultura biológica, produção integrada, pagamento as vacas em aleitamento e aos pequenos ruminantes, foram ainda debatidas questões sobre o desenvolvimento rural, em particular a manutenção de atividade agrícola em zona desfavorecida (MAZDs), em que se insere o concelho de Ribeira de Pena, e as medidas de gestão ambiental e climática (medidas agroambientais).
Os agricultores podem candidatar-se, a partir de 1 de março até 31 de maio, ao pedido único onde se incluem as ajudas à produção.
Uma gestão ativa de todo o território baseada numa produção agrícola e florestal inovadora e sustentável é a visão que resume a estratégia nacional para o novo Plano Estratégico da Política da Agricultura Comum para os próximos cinco anos.