O Centro de Meios Aéreos de Ribeira de Pena está operacional para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), desde o dia 1 de junho.
O helicóptero ligeiro aqui sedeado está vocacionado para o ataque inicial a incêndios que eclodam num raio de 40km, a partir do heliporto.
A operacionalidade desta aeronave envolve a presença de um piloto e mecânico do operador aéreo, da equipa helitransportada constituída por cinco elementos da UEPS (Unidade de Emergência Proteção e Socorro) e do operador de telecomunicações e da equipa de Serviço de Brigada de Aeródromo (SBA) dos Bombeiros Voluntários.
Na sequência do esforço do Município de Ribeira de Pena para melhorar as condições desta infraestrutura, o Heliporto Municipal de Ribeira de Pena recebeu, em maio, a autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operações de combate a incêndios e outros fins de proteção civil e de emergência médica.
Na abertura estiveram presentes: o Município de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Guarda Nacional Republicana (Posto Territorial de Ribeira de Pena e Unidade de Emergência Proteção e Socorro – PIPS Ribeira de Pena).
O Heliporto Municipal de Ribeira de Pena, que já representava uma mais valia na prontidão do combate a incêndios rurais no território, contribui agora para a melhoria da prestação de socorro à população, em caso de necessidade de evacuação por helicóptero do INEM.