A convite da família do Padre Bento Gonçalves Queiroz, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, deslocou-se à aldeia de Macieira, na freguesia de Cerva e Limões, para assistir à celebração de homenagem evocativa, no dia 8 de agosto.
Padre Bento Gonçalves de Queiroz nasceu na aldeia de Macieira, na freguesia de Cerva e Limões, em Ribeira de Pena, no dia 19 de janeiro de 1865. Nasceu numa família humilde e crente. A partir de 1880, fez formação para o ministério sacerdotal, sendo depois ordenado diácono e presbítero.
Foi pároco em Alvadia, Ribeira de Pena, Bobadela, Boticas e Soutelo, Vila Pouca de Aguiar. Em 1911 partiu para a Galiza, em Espanha e em 1912 embarcou para o Brasil, São Paulo. Mais tarde foi nomeado pároco de Timburi, na diocese de Botucatu, onde promoveu a construção da igreja paroquial, obra emblemática daquela região, onde está sepultado.
Entre familiares e amigos, dezenas de pessoas assistiram à missa presidida pelo padre Manuel Queirós da Costa, sobrinho do Padre Bento Gonçalves de Queiroz.
A cerimónia terminou com a inauguração do monumento com a placa de evocação do Padre Bento Queiroz, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha e do seu executivo municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, mostrou-se muito enternecido pelo convite para fazer parte desta sentida homenagem e referiu que “é uma honra estar aqui, neste momento, e prestar a justa homenagem a este homem da terra que dignificou o nome de Ribeira de Pena e de Portugal do outro lado do mundo e que aqui perpetuará para sempre”.
No dia 11 de agosto, o Presidente da Câmara recebeu toda a família do padre Bento Queiroz no Salão Nobre dos Paços do Concelho e ofereceu a todos uma pequena lembrança para recordarem este dia.
Esta iniciativa foi organizada pelos familiares do padre Queiroz com o apoio do Município de Ribeira de Pena.