Dia 16 de agosto é sinónimo de festa em Ribeira de Pena. É nesta data que se assinala o Dia do Município e o Dia do Emigrante.
A Festa do Emigrante simboliza o agradecimento e a homenagem que o executivo municipal presta a todos os emigrantes que, todos os anos, nos agraciam com o seu regresso à terra natal para passar as férias juntamente com as suas famílias.
No seu discurso o Presidente da Câmara João Noronha proferiu um agradecimento a todos os emigrantes que, mesmo além-fronteiras, nunca esquecem as raízes à terra que os viu nascer, que sentem genuíno orgulho em dizer que são de Ribeira de Pena e que todos os anos aqui regressam e enchem os nossos corações, as nossas casas e as nossas aldeias de vida e de alegria.
João Noronha aproveitou este momento célebre para informar os Ribeirapenenses de algumas conquistas alcançadas pelo executivo Municipal, tais como, Ribeira de Pena ser o concelho líder da região do Alto Tâmega na captação, por cada habitante, de mais dinheiro da União Europeia no financiamento de projetos de investimento promotores do desenvolvimento do território. Revelou também que já no próximo mês de setembro, se dará um grande passo, com o arranque dos trabalhos de elaboração do Programa de Ordenamento da Albufeira de Daivões, um documento estratégico elaborado sob a égide do Estado que irá definir e regulamentar as condições do aproveitamento turístico da barragem, esse aproveitamento turístico aliar-se-á a outro grande projeto pioneiro a nível nacional, e que já está em fase de conclusão: a construção do parque de neve indoor, o único no país, em Bustelo, que permitirá a prática de desportos de inverno durante 365 dias por ano, num investimento privado superior a 8 milhões de euros e que, certamente, será uma força motriz de desenvolvimento e de dinamização da economia local.
O Presidente João Noronha terminou o seu discurso, orgulhoso da sua terra e da sua gente “Somos pessoas de bem e trabalhadoras que merecem uma terra cheia de vida e desenvolvida, é por isso que o executivo municipal trabalha com afinco todos os dias”.
Este ano, como roga a tradição, o Município de Ribeira de Pena proporcionou a todos uma tarde de muita animação com a atuação dos Irmãos Morais e um lanche-convívio, na Praça do Município.
Este evento, para além de homenagear os emigrantes, tem também como objetivo proporcionar um momento de partilha e de convívio entre todos.