Uma das principais prioridades do executivo municipal, liderado pelo Presidente da Câmara, João Noronha, é a efetiva criação de condições que permitam uma melhoria de vida dos seus munícipes.
Assim sendo, e com o objetivo de garantir melhores acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada no acesso às suas habitações, o Município de Ribeira de Pena procedeu à implementação de uma plataforma elevatória nas escadas de acesso a uma habitação em Escoureda, na freguesia de Cerva e Limões.
Esta iniciativa teve como objetivo auxiliar e facilitar o acesso do morador e do agregado à residência sem constrangimentos, de forma a ultrapassar o desafio da acessibilidade no acesso à habitação. Domingos Machado é portador de uma doença degenerativa que lhe confere uma incapacidade motora permanente total de 72%, que o impossibilita de se locomover para a via-pública.
A vereadora da Câmara Municipal, Isabel Lourenço, acompanhou todo o processo e referiu que esta medida é de extrema importância para as famílias do concelho e tem o propósito de apoiar e adaptar a acessibilidade de pessoas que apresentam dificuldades no acesso às suas habitações.
A instalação da plataforma foi realizada através de uma candidatura ao programa Acessibilidades 360º, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e foi apoiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. I.P.