No âmbito da comemoração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o município em colaboração com a Resinorte, desenvolveu várias ações de sensibilização nos Centros Escolares de Ribeira de Pena e Cerva, com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Esta atividade teve como finalidade aumentar a consciencialização acerca da redução de resíduos, reutilização de produtos e reciclagem de materiais, alertando para a problemática da produção excessiva de resíduos e as consequências negativas da deposição indevida para o meio ambiente.
A Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos este ano teve como tema central Embalagens e a nível local a importância da compostagem.
Fazer a compostagem doméstica, um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes (composto).
Durante esta semana, as crianças dos 6 aos 10 anos, foram desafiadas através de jogos, a fazer a correta separação do lixo e a saber preparar a compostagem doméstica.
De salientar que em 2020 a União Europeia produziu um total de 79,3 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, correspondendo a 177 kg por pessoa. As embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado no espaço comunitário.