Com o firme propósito de aprimorar as condições de vida de seus munícipes, o Município de Ribeira de Pena obteve a aprovação da sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado ao programa 1ºDireito- Programa de Apoio e Acesso à Habitação.
A inscrição foi destinada à revitalização de um edifício designado como prédio urbano, situado em Cerva, União de Freguesias de Cerva e Limões, com a finalidade de adaptá-lo para uma habitação de caráter social.
O projeto tem como objetivo principal a promoção do acesso à habitação, com especial atenção à inclusão social e territorial de pessoas e agregados que vivem em condições precárias.
Este projeto inserido na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), surgiu na sequência da aquisição de um prédio urbano por parte da Câmara Municipal de Ribeira de Pena no valor de 210 mil euros, com o propósito de assegurar o direito fundamental de acesso à habitação.
O projeto consiste na reestruturação de uma habitação multifamiliar para criar 8 apartamentos, distribuídos em 4 unidades de tipologia T1, 2 de tipologia T2 e 2 de tipologia T3.
O Município espera que esta iniciativa contribua para a erradicação de condições habitacionais precárias no concelho e melhore a qualidade de vida da comunidade local.
Para o Presidente João Noronha “o nosso compromisso é constante com o bem-estar dos nossos munícipes, esta iniciativa não é apenas um projeto de reabilitação de edifícios, mas sim uma expressão tangível do nosso compromisso em garantir que todos os habitantes de Ribeira de Pena tenham acesso a habitação digna. A habitação é um direito fundamental, e é nossa responsabilidade assegurar que este direito seja concretizado para todos. Com esta iniciativa, estamos a moldar o futuro de Ribeira de Pena, criando um ambiente onde todos têm oportunidades iguais para prosperar.”
Estima-se que o investimento da obra totalize os 976.426.92 euros.