Com o objetivo de melhorar as condições de vida para os residentes, o Município de Ribeira de Pena conquistou a aprovação da sua candidatura no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado ao programa 1ºDireito- Programa de Apoio e Acesso à Habitação, que será implementado num edifício localizado na freguesia e concelho de Ribeira de Pena.
Esta ação está inserida no âmbito do programa 1ºDireito, com o objetivo de desenvolver uma habitação social para 10 agregados familiares, contribuindo dessa forma para a promoção da inclusão social e a revitalização de edifícios em estado de abandono.
A proposta concentra-se na construção de um edifício multifamiliar de dois pisos, composto por 10 unidades habitacionais distribuídas em tipologias diversificadas, nomeadamente 5 unidades T1, 1 unidade T2 e 4 unidades T3. Este projeto surge como resposta à necessidade de acesso à habitação para todos, alinhando-se com as diretrizes da Nova Geração de Políticas de Habitação. (NGPH)
Para o Presidente João Noronha: “este projeto não proporcionará apenas condições de vida dignas para os beneficiários do programa 1ºDireito, mas também terá um impacto positivo na dinâmica urbanística da região, revitalizando espaços e promovendo o bem-estar geral. Este é mais um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o direito à habitação é encarado como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da coesão social.”
O investimento total para a realização desta obra é de 1.278.095.47 euros, e reflete o compromisso do Município em criar soluções eficazes para os desafios habitacionais que os cidadãos de Ribeira de Pena sentem.