A 25 de abril comemoraram-se os 50 anos da Revolução dos Cravos, que devolveu a Liberdade aos portugueses.
Para assinalar este aniversário, o Município de Ribeira de Pena, apresentou um vasto programa cultural, que incluiu a passagem gratuita do filme “Revolução sem Sangue”, nos dias 20 e 25 de abril. O dia 25 foi distinguido por uma Guarda de Honra partilhada pelas duas Corporações de Bombeiros do concelho, seguida de uma Sessão Solene, que culminou com a colocação de uma placa de bronze no jardim do coreto, em homenagem ao Dr. Mário Soares, figura emblemática da democracia portuguesa.
A Sessão Solene contou com o discurso do Presidente da Assembleia Municipal, que referiu que a “25 de abril, pela ação heroica dos seus militares, Portugal libertou-se, das amarras da ditadura do Estado Novo, que oprimia e asfixiava o povo, condenado a uma vivência de pobreza e de miséria extremas, sem quaisquer perspetivas de futuro para os seus jovens, que não fosse o da guerra colonial e o do sofrimento”.
No seu discurso, João Noronha, Presidente da Câmara Municipal, referiu que “o 25 de abril foi a chave para o desenvolvimento económico e social de um Portugal outrora pobre, isolado do mundo e parado no tempo, que renasceu com o 25 de Abril. A génese da construção tardia do nosso Estado Social, garante e promotor da igual dignidade social de todos os portugueses, assegurando que todos os cidadãos têm, independentemente da sua condição económica, direito à educação, através da escola pública e o direito à saúde através do Sistema Nacional de Saúde.
ABRIL é o farol de um sonho sempre inacabado e sempre reinventado, na busca incessante do HOMEM em construir uma sociedade mais livre, mais justa e mais fraterna.”