Foi apresentado, no dia 5 de julho, o troço do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal que passa por Ribeira de Pena. O evento teve início com uma reunião de núcleo no Museu da Escola. Durante esta reunião, foi decidido o logotipo oficial do caminho, além de outros assuntos relevantes para o desenvolvimento do percurso.
Na apresentação que decorreu na Casa da Torre, acompanhada pelo som de violino, foi destacada a história de Leon de Rosmithal.
O percurso, com aproximadamente 20 km, atravessa diversos locais pitorescos como Póvoa, Concelho, Carrapuços, Cabriz, Alvite, Cerva, Formoselos e Agunchos.
Apesar de o caminho ainda estar em desenvolvimento, já atrai caminheiros, evidenciado pelo sucesso do site onde se encontra o GPS do percurso, que já registou mais de nove mil sessões iniciadas. Este interesse crescente sublinha o potencial do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal para se tornar um importante ponto de referência para Ribeira de Pena, representando uma mais-valia significativa para o concelho, impulsionando o turismo e a economia local.
A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara, João Noronha, do Vice-Presidente, da Vereadora, do Presidente da Assembleia, do Presidente da Junta do Salvador e Santo Aleixo, do Presidente da Junta de Canedo e representantes dos 12 municípios que integram este novo percurso.