Entre os dias 2 e 4 de agosto, realizou-se a vigésima quarta edição da Feira do Linho – Mostra de produtos locais em Ribeira de Pena. O evento, que é uma celebração da tradição e do artesanato, reuniu diversos produtores e artesãos, que destacaram a riqueza e a diversidade do linho e de outros produtos.
A cerimónia oficial de abertura decorreu na Casa da Cultura - Museu da Escola, no dia 2 de agosto e contou com a presença ilustre do Dr. Humberto Cerqueira, vogal executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O Presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, usou da palavra e realçou a importância da realização desta Feira no concelho “É com grande satisfação que hoje inauguramos a 24ª Feira do Linho – Mostra de Produtos Locais de Ribeira de Pena, homenageando um produto artesanal de grande qualidade, cuja essência começa numa pequena semente de linhaça lançada à terra pelas mãos de quem não desiste desta arte ancestral. O saber-fazer tradicional, transmitido de geração em geração, é um símbolo da nossa identidade coletiva, que outrora também representou grande relevância socioeconómica para o concelho, nomeadamente ao nível da comercialização dos produtos de linho presentes em todas as grandes casas senhoriais da região.”
Durante três dias de programação musical variada, milhares de pessoas rumaram à vila de Ribeira de Pena, para desfrutar de concertos com artistas de renome, como Pedro Abrunhosa, Emanuel e Luigi Ferreira. A Feira do Linho contou também com a participação de vários grupos musicais que animaram o público, nomeadamente, o Grupo Musical Hugo Band, The FlashBack Show, Grupo Musical Pentágono, entre muitos outros.
A XXII Feira do Linho foi organizada pelo Município de Ribeira de Pena em colaboração dos Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega (EHATB).