O Auditório Municipal de Ribeira de Pena acolheu, no dia 2 de novembro o espetáculo “Terra Queimada” apresentado pela associação cultural “Astro Fingido”.
Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, referiu que atendendo à grande mancha florestal do concelho de Ribeira de Pena, devem ser considerados todos os esforços para a preservar e valorizar, quer pelas entidades envolvidas no sistema de gestão integrada dos incêndios rurais, quer pelo cidadão.
Teatro, dança, música e humor veicularam uma mensagem pedagógica para a plateia, transmitindo, de uma forma mais divertida do que o habitual, as precauções necessárias com a realização de queimas e o papel da responsabilidade individual dos incêndios.
Através da arte e da cultura, o Município de Ribeira de Pena procurou consciencializar para a adoção de comportamentos preventivos e alertar para a redução das ignições que, ano após ano, dão origem a incêndios rurais com grande impacto no território.
Este espetáculo foi desenvolvido tendo em conta as características dos incêndios da região Norte, no âmbito do programa Portugal Chama, promovido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).