Ontem, dia 20 de novembro, celebrou-se o 35º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, uma data que nos convida a refletir sobre os direitos fundamentais dos menores, em especial o direito à expressão e à participação ativa na sociedade. A CPCJ de Ribeira de Pena, em colaboração com os professores das AEC’S, Santas Casas da Misericórdia de Cerva e Ribeira de Pena, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e Centro Ocupacional, levou a cabo uma exposição, patente no Museu Escola, alusiva aos “Direitos das Crianças”.
O Presidente João Noronha esteve presente na exposição e destacou a importância de “fortalecer o compromisso coletivo na defesa dos direitos das crianças, garantindo-lhes um futuro pleno de oportunidades e dignidade”. Também esteve presente a Vereadora Isabel, que, com o seu habitual empenho, reforçou a necessidade de continuar a investir em iniciativas que promovam o bem-estar e a inclusão das crianças.
A exposição dos trabalhos infantis promove a autoestima, incentiva a criatividade e fortalece a confiança. É crucial que as crianças tenham a oportunidade de compartilhar suas expressões artísticas, promovendo um ambiente onde se sintam valorizadas e respeitadas.
As crianças são o nosso maior tesouro e, como tal, merecem ser cuidadas, protegidas, acima de tudo, respeito pelos seus direitos.
Fazer cumprir os direitos das crianças é um dever de todos!
Convida-se toda a Comunidade a visitar os trabalhos elaborados por todos os agentes acima mencionados até ao final do mês de novembro.