O Regimento de Infantaria Nº 19 realizou, no dia 21 de dezembro, em Ribeira de Pena, o Juramento de Bandeira do 6º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017. Cento e sete soldados-recrutas comprometeram-se a defender a Pátria e os Portugueses com o sacrifício da própria vida se necessário.
Centenas de familiares e amigos dos recrutas assistiram atentamente à cerimónia militar presidida pelo Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa.
A integração do Estandarte Nacional, a atribuição de Condecorações, a leitura dos deveres militares, a declamação da fórmula do juramento de Bandeira e a imposição de boinas foram alguns dos pontos altos desta iniciativa inédita no concelho. A manhã terminou com o desfile das Forças em Parada a que se seguiu a atuação da Banda Militar do Exército - Polo do Porto.
O Brigadeiro-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa agradeceu ao Município a recetividade e a colaboração face ao que foi solicitado para a organização desta cerimónia em Ribeira de Pena.
Com este ato simbólico, ficou demonstrada a abertura do Regimento de Infantaria Nº19 à sociedade civil e foram reforçados os laços entre esta instituição militar e a autarquia de Ribeira de Pena.