Realizou-se, no dia 26 de fevereiro, no Auditório Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre gestão de combustíveis junto a edificações, dinamizada pelo SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, em estreita articulação com o Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Ribeira de Pena.
A ação focou, sobretudo, a obrigatoriedade de proceder à limpeza de uma faixa com um mínimo de 50 metros à volta das habitações, dos palheiros e das cortes. Nesse raio, não é permitido acumular lenha a céu aberto, e as árvores existentes, de acordo com a sua espécie, têm de cumprir normas específicas.
No final, foram ainda abordados alguns cuidados a ter com a queima de sobrantes, como a escolha do dia, a preparação do terreno e a adoção de uma atitude vigilante até à sua total extinção.
Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito da mitigação de risco de incêndio florestal, na medida em que a gestão de combustíveis visa dificultar a propagação do fogo, conferindo maior proteção às pessoas e bens.