O Município de Ribeira de Pena e a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha promoveram, no dia 19 de abril, no Auditório Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa das galhas do castanheiro.
Trata-se de um pequeno inseto formador de galhas nos ramos, que vão provocar efeitos negativos nas árvores e na produção de castanha.
Na abertura da sessão, o Vice Presidente da Câmara Municipal, Luís Ferreira, sublinhou que é necessário que os proprietários e técnicos estejam devidamente informados sobre esta praga, de modo a proteger os castanheiros existentes no concelho, apesar da sua pouca expressão.
A ação orientada pelo professor da UTAD José Gomes Laranjo procurou sensibilizar os produtores para a observação dos castanheiros, deteção das galhas e comunicação às entidades competentes. O docente realçou o interesse demonstrado pelo Município de Ribeira de Pena em conter a propagação desta praga.
A autarquia juntamente com a Direção Regional de Agricultura de Pescas do Norte e a RefCast têm já previsto um conjunto de ações para fazer face aos focos identificados no concelho.
Na sessão estiveram representados: a Associação Florestal de Ribeira de Pena, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), as Juntas de Freguesia, os Sapadores Florestais, os Conselhos Diretivos dos Baldios e o Curso Profissional de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.