Com vista a reduzir o risco de incêndio, o Município de Ribeira de Pena está a proceder à abertura de faixas secundárias de gestão de combustível associadas a troços da rede viária florestal.
As faixas de gestão de combustíveis que estão a ser executadas, estabelecem-se ao longo da Estrada Municipal 312 com uma largura mínima de 10 metros para cada lado da via.
Esta ação visa diminuir a carga de combustível e a sua continuidade, criando-se locais estratégicos para o apoio ao combate a incêndios florestais, protegendo de forma passiva, vias de comunicação, infraestruturas, zonas edificadas e povoamentos florestais de valor especial.
Este projeto que procura melhorar a segurança da floresta, pessoas e bens, representa um investimento no montante total de 49.726,47 €, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no âmbito da candidatura “Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Terreno Não Privado – Ribeira de Pena”.