O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Luís Ferreira, em representação do Município de Ribeira de Pena, assinou, no dia 4 de maio, em Fornos de Algodres, o protocolo para a formação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho de Ribeira de Pena.
Na cerimónia estiveram presentes o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Carlos Manuel Mourato Nunes, e o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha.
A assinatura deste protocolo, que vincula o Município de Ribeira de Pena, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, tem como objetivo melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro, através do reforço da capacidade operacional.
Uma equipa de intervenção permanente (EIP) é constituída por cinco bombeiros que têm como missão assegurar o socorro às populações, designadamente, no combate a incêndios, inundações, e em todo o tipo de acidentes e catástrofes. Os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP vão ser comparticipados em partes iguais pelo Município de Ribeira de Pena e pela ANPC.
A existência de uma EIP no concelho de Ribeira de Pena vai permitir uma melhoria significativa na prontidão e capacidade de dar resposta às diversas emergências. Apesar deste sinal positivo, o atual executivo municipal, pretende ir mais além nesta matéria, e vai continuar a envidar esforços no sentido da criação de uma equipa de intervenção permanente no Corpo de Bombeiros de Cerva, com vista a prestar um melhor apoio à população.