O Município de Ribeira de Pena em parceria com a Resinorte, está a reforçar a rede de recolha seletiva através da colocação de eco-ilhas junto a instituições e locais onde existe uma maior produção de resíduos passíveis de separação e ainda de ecopontos em vários pontos do concelho.
As Eco-ilhas são constituídas por contentores de 1.100 litros, com cores diferenciadas, as quais dizem respeito aos diferentes materiais a reciclar (papel/cartão, embalagens de plástico, metal e vidro).
Esta medida permitiu ainda a recolocação de alguns ecopontos em locais que ainda não possuíam qualquer tipo de equipamento de deposição seletiva, pois a grande dispersão habitacional dificulta a gestão destes equipamentos. No entanto, é objetivo do município conseguir abranger toda a população.
O sucesso da recolha seletiva depende de todos e começa em casa com a separação doméstica por tipo de resíduos e a sua correta colocação nos equipamentos devidos. A recolha seletiva permite o desvio dos resíduos urbanos do aterro e a valorização do material recolhido, promovendo a sustentabilidade ambiental e diminuindo os impactos ambientais causados.
A implementação destes equipamentos foi acompanhada pelo Administrador Executivo da Resinorte Francisco Javier San José e foi mais um passo da autarquia para o devido encaminhamento dos resíduos e da conservação ambiental.