Realizou-se, no dia 6 de março, no auditório do Parque Ambiental de Ribeira de Pena, uma sessão de esclarecimento sobre as novas regras de gestão dos Baldios e as respetivas implicações práticas na vida dos produtores pecuários, nomeadamente, no acesso às candidaturas aos apoios e subsídios.
As recentes alterações legislativas passam por um maior controlo administrativo dos baldios para validar a informação declarada pelos beneficiários.
A candidatura às ajudas comunitárias de áreas de baldios exige que os beneficiários sejam detentores de animais, sendo condição necessária possuírem marca de exploração própria ou estarem associados a marca de exploração.
Apenas com a realização deste procedimentos será possível aos compartes do baldio candidatarem-se às ajudas do Pedido Único - PU 2019, com as áreas de baldio que lhe forem atribuídas para a atividade de pastoreio dos seus animais.
Para mais informações, os interessados devem dirigir-se à Casa Municipal do Produtor, em Ribeira de Pena, ou junto das Entidades Gestoras de Áreas Baldias.