A Câmara Municipal de Ribeira de Pena aprovou, por unanimidade, a moção apresentada pelo Presidente João Noronha a favor da instalação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cerva.
Atento às atuais dificuldades de carácter operacional do Corpo de Bombeiros de Cerva, designadamente ao nível dos recursos humanos, o atual executivo municipal tem envidado esforços junto do Governo no sentido de se proceder à instalação urgente de uma EIP no Corpo de Bombeiros de Cerva, visando assegurar, em permanência, o socorro à população de Cerva e Limões.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cerva atravessa enormes dificuldades financeiras, apresentando dívidas de dezenas de milhares de euros a fornecedores que, segundo relato do atual Presidente da Direção da Associação, Enf. Rui Machado, terão transitado da gestão da anterior Direção liderada pelo Dr. Carlos Marinho Carvalho.
Tendo em conta esta situação financeira bastante débil e a necessidade de reforçar a operacionalidade do Corpo de Bombeiros de Cerva, a autarquia está disponível para assumir o encargo financeiro anual superior a 31.000,00€ que a constituição da EIP representa para as finanças municipais, não obstante as próprias dificuldades financeiras do Município, agravadas por sentenças judiciais que condenaram a autarquia ao pagamento, a título de indemnização, de centenas de milhares de euros.
O funcionamento da EIP será suportado, em partes iguais, pela Câmara Municipal e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, recaindo sobre ambas as entidades todos os encargos financeiros associados à contratação dos 5 bombeiros da EIP (salários, segurança social e seguro de acidentes de trabalho).