Envelhecer com atividade mas também com qualidade é o lema e a proposta dos Centros de Convívio de Ribeira de Pena.
Existem neste momento em funcionamento 12 centros de convívio, nas 5 freguesias do concelho, com o objetivo de combater a solidão do dia-a-dia e proporcionar saúde e bem-estar à população de Ribeira de Pena.
Todos eles dispõem de diferentes e variadas atividades, sendo elas: Ginástica, Música, Culinária, Trabalhos Manuais, Pintura a óleo, Psicologia, Saúde, Informática, Alfabetização, Cavaquinho e as Massagens.
As massagens, a par da ginástica, têm desde início uma enorme adesão, tendo cerca de 209 inscritos, com a duração de cerca de 30 minutos. São essencialmente de relaxamento, realizadas em cada centro em locais específicos e reservados para o efeito, e é criado todo um ambiente propício para que a pessoa esteja relaxada e disfrute do momento.
Para além da adesão à atividade, o feedback das pessoas que usufruem é muito positivo, como podemos descrever as palavras da D. Conceição Moura de Santo Aleixo de Além Tâmega, que desde o início aplaudiu esta proposta do sr. Presidente da Câmara, não poupou elogios às “mãos da nossa massagista” e do trabalho que ela tem vindo a desenvolver. Foi questionado à D. Conceição o que achava da massagem, ao que ela respondeu: “Só é pena ser poucas vezes, porque sinto-me tão relaxada, com todo este ambiente, a música a própria massagem, ando o resto do dia como se estivesse num paraíso, ganho nova vida, acredite!”. Outra opinião, a do sr. Domingos Barbosa do centro de convívio de Santa Marinha, que respondeu à mesma questão da seguinte forma: “Com estas massagens as dores que vamos sentindo, por causa da idade ou até de doenças que temos, vão diminuindo, sinto-me muito melhor desde que veio esta atividade, sinto-me mesmo muito bem, só é pena não ser pelo menos, uma vez por semana”.
São estes testemunhos, que nos levam acreditar que este projeto é, sem dúvida, uma mais-valia para as gentes de Ribeira de Pena e lhes proporciona um estilo de vida saudável.