O jovem Ricardo Machado Carvalho, com ascendência na freguesia de Cerva e Limões, representou Portugal no Fjällräven Polar (Raposa do Ártico), uma expedição pelo Círculo Polar Ártico, que decorreu no mês de abril.
O arqueólogo da Câmara Municipal de Ribeira de Pena foi o vencedor da região do Mediterrâneo com 18 mil votos num concurso online internacional, que lhe deu o passaporte para esta aventura que reuniu 26 amadores de todos os pontos do planeta.
A dura viagem de 300 km, em trenó, partiu de Signaldalen (Norte da Noruega) e terminou seis dias depois em Väkkäräjärvi (Lapónia Sueca).
Apesar das condições adversas, Ricardo Machado Carvalho mergulhou em momentos de reflexão interior proporcionados pelo silêncio da paisagem gelada apenas interrompido pelo caminhar dos cães.
O Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, recebeu Ricardo Machado Carvalho, no salão nobre dos Paços do Concelho e felicitou-o pelo feito frisando a sua coragem e espírito aventureiro que levaram o nome de Ribeira de Pena mais além, sendo motivo de grande orgulho para todos os Ribeirapenenses.