O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, deslocou-se a Nantes, em França, nos dia 11 e 12 de junho, com vista a conhecer de perto o processo de produção de energia limpa a partir de Unidades de Combustão de Biomassa.
O edil Ribeirapenense e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, visitaram a empresa líder mundial nas pequenas centrais de biomassa (Enogia) e ficaram a perceber melhor o processo de aproveitamento da biomassa existente para a produção de energia elétrica. O sistema ORC (Organic Ronkine Cycle) utilizado aproveita os desperdícios florestais e através da estilha no processo de combustão é produzido calor e energia com zero emissões.
Dada a dimensão da área florestal do concelho, o atual executivo municipal tem trabalhado na instalação de uma unidade de combustão de biomassa, em Ribeira de Pena, com o objetivo de rentabilizar, para fins energéticos, a enorme quantidade de resíduos lenhosos produzidos anualmente. Ao mesmo tempo, trata-se de um investimento da autarquia numa fonte de energia renovável, que minimiza a dependência dos combustíveis fósseis e, deste modo, contribui para a sustentabilidade ambiental do planeta.