No dia 27 de junho, realizou-se, em Ribeira de Pena, a vigésima segunda edição dos Encontros de Basto e Barroso, sob o mote “As Viagens Magalhânicas na Perspectiva Pedagógica – Didáctica”.
A sessão de encerramento decorreu, no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha, da Vereadora da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, da Diretora-Geral de Administração Escolar, Susana Castanheira Lopes, do Diretor de Serviços da Região Norte – DGEstE, João Miguel Gonçalves, do Presidente do Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Rui Trindade, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, Paula Leal, e do Diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa.
Os Encontros de Basto e Barroso abrangem cinco concelhos: Ribeira de Pena, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Montalegre.
Esta iniciativa visa a permuta de experiências entre alunos e professores e a reflexão sobre temáticas relacionadas com a educação. Este ano, estiveram em debate as questões da autonomia e a flexibilidade curricular.