Tomou posse, no dia 14 de julho, o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva, Artur Mota.
O Presidente da Assembleia Municipal, António Rodrigues, marcou presença na cerimónia de tomada de posse que decorreu no salão nobre do quartel de Cerva.
No seu discurso, Artur Mota comprometeu-se a liderar, juntamente com todos os elementos do comando, por forma a conseguir tomar as melhores decisões e atingir os objetivo, valorizando a competência, o respeito, a dedicação e a partilha de opiniões.
Ciente da realidade da freguesia de Cerva e Limões, o novo comandante salientou que “Numa Vila como esta, onde à semelhança de tantas outras impera a desertificação humana e a população está envelhecida, a falta de pessoal jovem para preencher os Corpos de Bombeiros contrasta com o pessoal de idades mais avançadas a necessitarem dos nossos serviços. Certamente, não conseguiremos fazer milagres, mas se me ajudarem tudo faremos para manter ou aumentar o número de efetivos do Quadro Ativo, preparando-os com conhecimentos e treino de forma a que melhor possam servir a população”.
Artur Mota tem 45 anos e é engenheiro florestal de formação. Desde 2002, é técnico superior florestal na Associação Florestal de Ribeira de Pena onde, entre outras funções, elabora e executa Planos de Fogo e Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios e desenvolve candidaturas aos quadros Comunitários de Apoio, no âmbito das medidas florestais e Defesa da Floresta Contra Incêndios. É responsável técnico por cinco Equipas de Sapadores Florestais, procedendo ao acompanhamento e gestão das suas principais atividades, quer ao nível da Silvicultura Preventiva, quer ao nível da primeira intervenção, apoio ao combate, rescaldo e vigilância após rescaldo aos incêndios florestais. O formador de equipas de sapadores florestais é ainda credenciado em credenciado em fogo técnico (fogo controlado e fogo de supressão), tendo sido membro do GAUF (Grupo de Análise e Uso do Fogo) entre 2008 e 2010.